terça-feira, 31 de maio de 2011

A difícil arte de manter a boca fechada

Você pensa em dieta e logo vem à cabeça fechar a boca. Eu encaro isso como uma meia verdade. Hoje em dia vejo emagrecer como uma simples conta matemática: você deve comer menos calorias do que você gasta. Parece simples e é simples assim mesmo.

Quando você começa a ler e a aprender sobre perda de peso, logo você descobre que meio quilo eqüivale a 3500 calorias ou seja, para emagrecer meio quilo por semana, você deve criar um déficit de 3500 calorias na sua dieta. Você pode conseguir isso através de dieta ou exercício ou, no mundo perfeito, uma mistura dos dois.

Uma mulher precisa de, em media, 1800 calorias por dia para manter o peso. 3500 calorias por semana dá um déficit diário de 500 calorias; então ela deve consumir um máximo de 1300 calorias por dia para conseguir emagrecer meio quilo em uma semana (para engordar o mesmo tanto ela deve consumir 2300). Claro que os números são generalizados, mas é o que segui enquanto emagrecia e é o que funciona.
Logo logo você se vê na situação de precisar contar calorias e é nessa hora onde manter a boca fechada e ter auto-controle fazem TODA a diferença. Eu, por exemplo, anoto tudo o que como. Do suco que eu bebo até a manteiga que passo no pão, nada pode ser ignorado. Com isso eu mantenho o controle de quantas calorias já consumi e quantas ainda posso comer. Então ao invés de comer os 3 pedaços de pizza que tanto desejo, só como dois. Ou quando quero fazer aquele lanche tarde da noite e vejo que não posso.

Contar calorias pra mim não é dieta, é um estilo de vida. Ainda como no McDonalds, como pizza e bebo cerveja. Como tudo o que quero, mas não na quantidade que eu gostaria (nada na vida é perfeito, né?) e aprendi a viver tranqüilamente. Contar calorias me deu a paz de estar em uma "dieta" em que tenho total liberdade de escolha e me deu a maturidade de aceitar que eu simplesmente não posso comer tudo o que quero. :)

A alimentação conta muito mais no processo de emagrecimento do que os exercícios físicos. A alimentação corresponde a uns 70% do sucesso da empreitada. Por que do que adianta você se matar correndo na esteira se volta pra casa e come meia pizza, não é mesmo? :)

Apenas para terminar, meus dias são assim: procuro consumir no máximo 1300 calorias. As calorias que perco durante o exercício são um bônus a mais no meu dia. Então consigo cortar 500 calorias da comida + 350 (em media) nos exercícios, o que me totaliza 850 de déficit por dia ou um total de 5950 calorias em uma semana, o que me permite emagrecer mais de meio quilo.

Emagrecer é pura matemática. :)

Um comentário: