terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sentir-se bem é preciso - Um desabafo

Amigas, já estamos cansadas de saber o que para amarmos os outros precisamos amar a nós mesmos e blá blá blá e mais do que nunca acredito nisso. Não que eu não amasse ninguém quando eu estava gorda, mas eu era infeliz e não sabia.

As frustrações por nunca encontrar uma roupa legal e ter que me contentar com o que cabia, a frustração de não poder entrar "naquela" loja por saber que não teria roupa que coubesse em mim, é você andar e sentir tudo balançar e pesar... tuda essa frustração vai parar em algum lugar. Meu marido é um santo por ter me aguentado todas as vezes que chorei ou que estava triste. Tentava passar (e me convencer) de que eu iria ser gorda pra sempre e por isso me aceitava 100%, mas no fundo sabia que não era assim. Chorei muito, gente. Nem salto eu podia usar porque meus pés não aguentavam o peso.

Todas as dietas frustradas (porque eu nunca realmente quis emagrecer), a preguiça de me exercitar.. fora todas as desculpas que eu arranjava para nunca fazer nada... tudo virou mais frustração e quanto maior era a frustração, maior era o choro. Fora os sermões que eu ouvia da mãe e da sogra por estar gorda demais.

Vim para o Canadá, onde todo mundo se cuida muito e come salada... vi aquelas mulheres lindas e usando aquelas roupas maravilhosas e me frustrei mais ainda por saber que eu não poderia usar o que ela usava, não ia cair bem ou não ia entrar em mim de jeito nenhum.

Um dia resolvi que eu tinha que parar de reclamar e agir. Parece algo simples, mas é bem mais difícil do que parece. Numa quarta-feira, dia 30 de dezembro de 2009 (lembro da data porque foi na quarta logo após o Natal), eu peguei um DVD de pilates que tinha em casa e comecei a fazer. E resolvi voltar a anotar tudo o que eu comia. E aí minha vida mudou.

Comecei a me exercitar 6x na semana e coloquei o meu bem estar em primeiro lugar. Controlava rigorosamente o que eu comia, mas nunca deixei de lado a pizza, o Big Mac (que AMO) e a cerveja. CONTROLE era a palavra da minha vida. Passei a ler notícias de saúde, passei a assinar newsletters de dieta e exercícios, passei a me cercar de incentivos. Comecei a entrar em fórums e conversar com pessoas que estavam fazendo e passando pelas mesmas coisas que eu. E quando os resultados começaram a aparecer (já quase depois de dois meses), me animei e levei mais pra frente o plano.

Ao final de 10 meses, atingi os 62kg que eu tanto sonhei. Voltei a ter o IMC normal (depois de 9 anos no sobrepeso e obesidade), voltei a usar roupas tamanho P, voltei a entrar nas lojas e poder usar as coisas que eu queria. Ganhei auto-estima. Não me escondo mais nas fotos. Não tenho mais vergonha de sair de casa e parecer um pote (sim, isso acontecia). E o melhor de tudo: estou conseguindo manter tudo isso mesmo depois de 01 ano.

Auto-estima é um negócio engraçado, muda sua vida e você nem nota. Sentir-se bem consigo mesma é preciso.

Um comentário: