terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alongamento sempre!!

Por sugestão da nossa querida amiga Marianna, vou falar pra vocês hoje sobre alongamento. :D
O alongamento é uma bênção! Ajuda tanto a melhorar a sua performânce durante o treino quanto ajuda a te deixar mais flexível e menos propensa a dores (de juntas e musculares).

O ideal é que antes do alongamento propriamente dito (pré-exercícios), você dê uma leve corrida ou pule um pouco para ativar a circulação de sangue nos músculos e torná-los mais "maleáveis", assim você poderá alongar seus músculos apropriadamente e diminuir assim as chances de uma cãimbra. Esse alongamento inicial, com movimentos suaves, ajuda a liberar o flúido sinovial que reveste e protege as juntas.

O melhor alongamento é o que é feito após os exercícios, quando seus músculos estão preparados e devidamente aquecidos. Esse alongamento é ótimo para aliviar músculos cansados e, por seu músculo estar super ativo, aumentar a sua flexibilidade. Esse último alongamento também pode acabar suavizando dores musuclares decorrentes do esforço. Sabe aqueles mil agachamentos que você fez? Então, seu bumbum e coxas podem vir a doer menos no dia seguinte se você os alongar depois do treino. Quer ficar mais flexível? Capriche nos alongamentos pós-exercícios.

O alongamento melhora a sua qualidade de vida de uma forma geral, pois ao melhorar a sua flexibilidade, você consegue realizar movimentos do dia a dia com maior facilidade e diminuindo o risco de acidentes e desgaste das juntas.
E se você acordou toda cheia de dor, se joga no alongamento para suavizar e ativar a circulação de sangue no músculo!! Isso ajuda e muito na recuperação do tecido (depois eu escrevo um post detalhando a dor muscular pós-esforço).

É um consenso geral de que o alongamento é CHAVE para o sucesso de qualquer programa de treinamento. Já  testei pelo menos 4 programas diferentes (terminando 2 deles) e todos os treinadores são unânimes em reassaltar os benefícios de um bom e bem feito alongamento.

Mas por favor, respeite os seus limites! Alongar demais um músculo vai te causar dores e você vai acabar prejudicando mais do que ajudando. Vá devagar e a cada sessão, vá um pouquinho além do que você foi na sessão passada; devagar e progressivamente... O meu limite é: confortavelmente desconfortável.

Eu, por exemplo, amo meus alongamentos e se sinto que cansei mais do que o normal,
SEMPRE faço um alongamento maior e mais concentrado. Gente, é milagroso!

Um comentário: