quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comida sem SAL...Doce SEM Açúcar...


Oi meninas hoje estou meio, digamos. Revoltada...
Pra quem não sabe eu sou meio fã de um pozinho branco (calma Meninas não é esse extraído da folha da Erythroxylum coca. não) é outro. 
É o tão mal falado SAL.. Isso mesmo. Eu sou meio viciadinha em sal marinho, não gosto de sal cru depois que você cozinha coloca, mas se minha comidinha vem sem o meu bom sal de cada dia, eu fico mallllllll
 ... E logo hoje que na minha “marmi chiq” veio frango, outra coisinha que não gosto, ele tava sem um grama de sal e pra piorar o trato, o arroz também... Ai como de costume a pressão foi La pro dedão do pé e resolvi pesquisar isso.. Pois no meio de uma dieta e ouvindo que: Viver bem significa viver com qualidade de vida. Para viver com qualidade é preciso ter saúde, "bem-estar" e alegria e como ter alegria sem sal??
Mas como conseguimos isso? Boa pergunta não é mesmo??? Porque uma hora o sal faz mal, em outra a OMS informa que passou a fazer bem e não se pode viver sem... Depois é o café que virou vilão e esta sendo caçado pelo FBI, mas ai numa tacada de mestre com um bom advogado ele vira mocinho e já esta no rol dos 100 mais da BillBoard... Então o que é bom e o que é ruim de verdade? E la fui eu dar uma olhadinha...
EU to cuidando da minha alimentação e sei que nem tudo depende de nós, mas, no que se refere à saúde, devo fazer minha parte, e eu estou tentando...JUROOOO que estou por isso fui ler sobre o SAL.. Afinal ele é dá mais sabor à comida. 
Mesmos médicos alertam que pode causar vários males e até fazer você engordar.Os medicos tambem consomem ele e Basta uma pitadinha e a comida já ganha outro sabor, não é mesmo?. Quem já não viveu um dia como o meu e experimentou um prato totalmente sem sal sabe o quanto esse pozinho fino e branco faz falta. 
POREM... tinha de vir essa preposição...Da mesma forma que ele é eficiente para agradar ao nosso paladar, também pode se tornar nocivo à saúde – e até engordar. pois nós estamos acostumadas ao sal e, com o passar do tempo, a tendência é aumentar a quantidade para sentir melhor o seu gosto. Eu sou fascinada nele vou nem mentir... Quando como sem sal eu só falto morrerrrr e hoje foi um desses dias.
Mas na minha casa momentaneamente existem razões para comer menos sal... Uma delas é o fato preponderante de minha tia ter feito uma ponte de safena, mas eu não fiz e necessito de sal... e agora o lema é Pé no freio.
Foi ai que resolvi dar uma lidinha em vários sites e em reportagens, já que o almoço bixou pois não consegui comer sem sal, e li que o ideal para evitar complicações no organismo está na redução gradual do uso do sal. Tirando aos poucos esse ingrediente da alimentação, o paladar se torna mais sensível a ele e, em questão de dias, você irá se contentar com porções menores. O controle da quantidade de sal irá beneficiar a saúde de toda a família. Porem não da pra fazer isso de uma vez, assim de supetão... PA! Pum... Afinal até minha pressão já acostumou com o nível de sal que eu consumo todo dia. A 39 anos... opis! Revelei a idade... kkkk
Segundo alguns estudiosos, médicos e o escambau a 4, o  limite diário recomendada para um adulto por dia é de 4 a 6 gramas. Isso equivale a 2 colheres de chá rasas. Mas muitos alimentos já vêm com sal incluso neles e eu não vou ficar com um medidor pra ver qto já comi... aiaiaia... Ai já seria neurose.  Ficar de olho no rótulo de tudo que vai comer.. Pastorar a quantidade de sal que o chef do restaurante vai colocar na comida... ai neguim! vai virar paranóia e das grandes.
Mas ta certo que eu também sei que o consumo exagerado de sal aumenta o risco de que a pessoa desenvolva hipertensão no futuro e ainda mais se na família dela tem um quadro grande de gente assim tudo “bibite”. Mas ai eu li que ate os pobres mortais que tem pressão baixa precisa maneirar no uso. Colocar sal na língua para subir a pressão é errado e não resolve o problema. Que sandice genteeeee... isso não sabia.
Mais lembrei de uma lei (coisa de advogada) que determina que, o sal deve conter iodo, substância indispensável ao bom funcionamento da tireóide.  E pensei, ta vendo só, uma coisa boa, mas nas letrinhas miúdas tinha que em excesso, o iodo pode causar hipotireoidismo, doença que deixa a glândula preguiçosa e causa aumento de peso. Mais um agravante pra engordar... aiaiai... um nome feio bem grante tipo CARAGUAQUECETUBA  
Dizia tambem que o excesso de sal pode causar pedras nos rins, porque força o trabalho de filtragem do sangue pelo órgão e a moçoila aqui nem tem uma criação de pedrinhas já nos rins NE? Eita nois ta ficando difícil isso de gostar de sal...e tem mais, a hipertensão, que é agravada pelo consumo de sal, está relacionada à doença renal crônica.
Escapa desse agora “mulestia”... porque o SALZINHO nosso de cada dia também da uma Falsa gordura. Vê se pode!!!.. por favorece a retenção de líquidos no corpo. Está explicado por que meu peso, mesmo comendo pouco tende a subir, e a aparência, a ficar mais rechonchuda.  Eu to a cara do KIKO amigo do Chaves, só bochecha... kkk.. Chama o Claudinho... Só falta ele pra formar a dupla.
Aiaiai! E agora quem poderá me defender eu vou ter de diminuir a ingestão ou cortar o sal por alguns dias para desinchar. dificil isso
 Mas em fim e não por ultimo achei um lado bom  e que lá em cima so falei do ruim O IODO... Exatamente aquele que no Brasil vem acrescido no Sal. Essa substância é matéria-prima para a glândula tireóide, a mesma que pode ficar viciada e lenta e causar hipotiroidismo, e que fabricar os hormônios que fazem nosso corpo funcionar. Se não fosse o sal iodado, muitos brasileiros teriam uma doença chamada bócio, caracterizada pelo aumento do “papo”. Já pensou isso... tudo tem um lado bom ..SANTA Polyana e sua brincadeira do contente... e tem mais.. Já imaginou o que seria das criançinhas sem o famoso soro caseiro? A mistura já salvou a vida de muitos pequeninos desidratados pela diarréia. O sal repõe o sódio perdido nas evacuações. Olha ele ai sendo um salva vidas dos bombeiros, e na atual conjuntura do RIO NE? Pq é vilão e herói.. e tem tambem a ajudinha que ele da para aliviar os sintomas da amigdalite, fazer gargarejos de água morna com sal é um excelente recurso.
E finalmente mas não esquecido, isso eu nem sabia e quem contou foi a AMIGA VICK (mas não é o Vaporube) Já inventaram um Sal Light Isso mesmo meus amores... SAL LIGHT que contém menos sódio e é indicado para quem sofre de pressão alta. Porém, leva potássio na composição, o que impede sua utilização por quem tem problemas de rim... eu continuo na mesma sem solucção porque me enquadro na fase dois do potássio.
E tem ainda quem diga que o seu sabor também não é tão agradável. Eu mesma nunca provei...
Acho que deu pra esclarecer um pouco sobre isso... vou pensar mais e com carinho em diminuir... vou pensar prometo

Um comentário:

  1. Sal é um troço complicado mesmo... e quando você começa a ler o quanto de sal vem nas comidas que você adora, vc vai à loucura!!!

    ResponderExcluir