terça-feira, 14 de junho de 2011

Mastigar bem devagar.

Gente! como pode ser uma coisa dessas? outro dia lendo blogs e outras coisinhas mais, vi em um a menina dizer que uma cosia que ajudou a emagrecer foi mastigar mais devagar os alimentos... Como pode uma regra tao simples ser tão certa? e lendo mais vi que os Nutricionista dizem isso mesmo e eles descobriram que que o tempo médio de uma refeição não passa de cinco ou dez minutos e pasmem que engolindo a comida, sem mastigar, a gente pode até dobrar o volume do que come, sem falar que isso faz mal à digestão.
mas isso de mastigar devagar da uma preguiça.. logo em mim que sou uma pessoa muito lenta pra fazer as coisas... kkkkk ... sei que tem muitas vantagens, li vários paragrafos sobre isso, é inacreditável como mastigar é algo muito importante e muitas vezes a gente nem percebe isso, eu mesma ate bem pouco tempo (leia Ontem) não tinha me dado conta dessa importância... MAS agora vou me policiar pra tentar aproveitar as refeiçoes mais saudáveis com um mastigar mais demorado... 
Eu ate separei uma relação de coisas que devemos tentar  pelo menso fazer para mastigar mais devagar...


Devemos tentar...
• Na hora de comer, esqueça a pressa, faça seu prato e respire fundo três vezes, antes de começar a comer, para baixar o stress.
• Fotografe mentalmente o prato feito, em frente a você, e olhe tudo o que vai comer, a variedade de alimentos, o colorido, enviando uma mensagem (“estou comendo”) ao centro de controle da fome, no cérebro.
• Repouse os talheres a cada garfada que leva à boca e só segure-os novamente quando o alimento, transformado em pasta, for engolido.
• Enquanto estiver treinando para comer devagar, vale descansar as mãos sobre as pernas enquanto mastiga.
• Se for comer pão, ou outro carboidrato, como biscoitos, bolos, doces, reforce o ritual: ponha o pedaço em um pratinho, corte-o em pelo menos quatro partes e, a cada mordida em cada pedaço, repouse no prato o que ainda está por mastigar.
• Experimente começar a refeição com uma fruta – o açúcar da fruta, a frutose, vai direto para a circulação e aplaca a gula.
• A salada vem antes do prato quente, que só chega à mesa depois que você ganhou bastante tempo mastigando verduras e legumes crus, cheios de celulose, que exige muito trabalho dos dentes. Se todas as travessas chegarem ao mesmo tempo, a tentação é misturar tudo, o que ajuda a engolir as folhas sem mastigar. Ou comer depressa os verdes para atacar o prato quente.

Um comentário:

  1. O maior problema da minha vida é pq eu como rapido demais. Mas como eu sei que eu como rápido demais, o meu controle mesmo é na porção. Como só aquilo e pronto.

    Mastigar é importante que é pra dar tempo do cérebro receber a mensagem de que já está satisfeito. Comer rápido demais faz com que vc coma mais que o necessário pq a mensagem não chega à tempo na cabeça. :D

    ResponderExcluir